domingo, 22 de abril de 2018

Fake News

“A má influência domina os traidores, os malévolos e os propagadores de notícias falsas”

Ganhei uns livrinhos de reflexão da Terezinha Andrade da Costa. E a frase acima é de um deles (que fala ainda sobre o anjo Micael e dos sentimentos nobres que passaria ao leitor naquele dia do calendário).

Aproveito o momento para tratar de algo da moda: Fake News. O fato é que é uma “moda” ruim, mas que ao mesmo tempo não é nova, porque a invenção de notícias, as fofocas, ou como quiser chamar, eu conheço desde que nasci (e acredito piamente que existia bem antes de mim – risos! ou choros!).
Só que a proporção tomada com o uso das tecnologias assusta. É muita notícia falsa circulando, e passam por nós igual desfile de alta costura, mostrando algo ilusório. Nos confundindo e perturbando a correta distribuição de dados e informações entre as pessoas. Daí acredita-se em banalidades, em fatos antigos como se fossem novos, distorcem informações.

Quando estudei jornalismo um termo se parecia muito com as atuais fake news: imprensa marrom. Joguei no Google e encontrei a seguinte conceituação da Wikipédia:

Imprensa marrom é uma expressão de cunho pejorativo, utilizada para se referir a veículos de comunicação (principalmente jornais, mas também revistas e emissoras de rádio e TV) considerados sensacionalistas, ou seja, que buscam elevadas audiências e vendagem através da divulgação exagerada de fatos e acontecimentos, sem compromisso com a autenticidade.

A última dessas mentiras (que depois virou até piada, mas acredito que têm muitos brasileiros que ainda não perceberam a cilada que caíram) foi em relação à televisão árabe Al-Jazeera (é árabe, portanto, logo foi confundida com a Al-Qaeda, e assim, tornou-se terrorista também).

Então, sugiro algumas leituras para nos deixarem o alerta quanto a pesquisar e comparar, verificando assim se a notícia possui mesmo veracidade.

Sobre uma alfabetização social: Senso crítico é arma para combater fake news'

As várias formas de ser fake: Como identificar os diferentes tipos de fakes e robôs que atuam nas redes

Notícias falsas nas eleições: Fake News

Boas iniciativas: Professor usa fake news para ensinar ciência na escola

Fake News e fundamentalismo: Ana Amélia criou fake news de propósito para saciar fundamentalistas

Seção Fake News do Catraca Livre: Fake News


Fiquemos atentos e atentas!








Nenhum comentário:

Postar um comentário