domingo, 27 de março de 2016

Fonética

Nossa próxima aventura no livro Introdução à Linguística, organizado pelas professoras Fernanda Mussalim e Anna Christina Bentes, será na área de Fonética. O capitulo foi escrito pelos professores GladisMassini-Cagliari e Luiz Carlos Cagliari.

Vamos tentar resumir o que eu entendi:

Fonética e Fonologia estudam o som da fala. Possuem o mesmo objeto de estudo. São ciências relacionadas, só que objeto de estudo é visto de pontos de vista diferentes, em cada caso. Enquanto a transcrição fonética dos segmentos é representada dentro de colchetes quadrados [] a transcrição fonológica (fonêmica) vem dentro de barras simples inclinadas //.

Fonética descreve os sons da fala – foneticista descreve que som [b] é articulado com uma corrente de ar pulmonar, egressiva com vibração das cordas vocais, com uma obstrução de fluxo de ar seguida de uma explosão.

Fonologia interpreta os resultados obtidos por meio da descrição (fonética) dos sons da fala – fonólogo explica o porquê de os falantes de alguns dialetos do português do Brasil considerarem como sendo o “mesmo som” as consoantes iniciais tapa e tia [t] e [ts] – tchê –, respectivamente, muito embora sejam muito diferentes, articulatória, acústica e perceptualmente.

Fonética pode ser feita sob três pontos de vista: Fonética Articulatória (maneira como os sons são produzidos (movimento do aparelho fonador na produção de sons da fala); Fonética Acústica (como sons são transmitidos, as propriedades físicas e acústicas do som que se propagam através do ar); Fonética Auditiva (como sons são percebidos pelos ouvintes).

Produção da fala – para falar, uma pessoa usa mais da metade do corpo: do abdômen até a cabeça. Envolve processo neurolinguístico, neuromuscular, processo de respiração, mecanismos aerodinâmicos implosivo, ejectivo, articulações fonéticas e processo articulatório.

O capítulo buscou mostrar: por trás dos sons da fala existem muito mais características fascinantes do que o nosso sistema alfabético ortográfico (consoantes e vogais) que se deixa entrever.

Os estudos de Fonética são indispensáveis para quem lida com os elementos sonoros da linguagem e, por essa razão, são importantes para a Medicina (fisiologia e cirurgias que envolvem membros do aparelho fonador), para a Fonoaudiologia (tratamento de distúrbios da fala), para a Engenharia de Telecomunicações (telefonia, aparelhos de sons), para a Ciência da Computação (produção e reconhecimento de fala), para as Artes Cênicas e Cinematográficas, e, é claro, para as Ciências da Linguagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário