sábado, 27 de fevereiro de 2016

Leitura

Esta semana fiquei feliz, descobri que ganhei o volume 2 do livro Introdução à linguística, de Fernanda Mussalin e Anna Christina Bentes (orgs.).

Melhor voltar a ter foco nos estudos da obra! Vamos lá, inserir e reler uma nova parte do resumo que fiz...

Na apresentação, veremos que o livro foi escrito no início de 2000 e publicado em março de 2001.

Introdução à Linguística, organizado pelas professoras Fernanda Mussalim e Anna Christina Bentes, é leitura obrigatória em diversos programas de pós-graduação. Traz teorização das diferentes áreas de Linguística.

Em 2012 chegou à nona edição com prefácio do professor Sírio Possenti, que explica a estrutura do livro com diversos autores, da divulgação da área de Linguística e que esta apesar de possuir um campo veterano de estudo é ainda desconhecido para muitos (caso dos jornalistas e outros profissionais).

Até mesmo para acadêmicos de Letras,com suas experiências escolares com manifestações variadas e relevantes de linguagem e experiência com gramática “normativa". Possenti ainda compara a gramática “normativa” a um manual de etiqueta “ruim”. Linguística não se resume à arbitrariedade do signo, às relações paradigmáticas e sintagmáticas, ou leitura festiva de Saussure.

Livro, então, faz uma ruptura do saber “superior” de quem acredita que entende de “gramática”, da exclusão pela linguagem (a exemplo das aulas da professora Nair Gurgel). Ajuda a ver como fatos os casos de variação. O livro deixará claro a seu leitor o quanto a linguagem é um campo de experiências riquíssimas, quer se trate de abordar os aspectos relativos ao que se poderia chamar de seus problemas estruturais (Fonologia, Morfologia, Sintaxe), quer se trate de tematizar suas relações com outros campos de saber. Ou como o mundo, que só conhecemos, de fato, ou que tentamos conhecer, por meio da linguagem – de alguma linguagem. (p. 15)

Já na seção de introdução veremos que possui uma linguagem mais acessível, prepara o nosso terreno conceitual para contatos posteriores que analisem o fenômeno da linguagem com mais aprofundamento, sendo importante para uma apresentação geral e gradual das principais áreas de Linguística no Brasil e mostrar como as diversas áreas abordam os fatos da linguagem.  Em cada capítulo, os autores buscaram trazer um histórico de suas áreas, as bases epistemológicas que a sustentam, diferentes visões sobre o tema, realizando uma análise de dados.

A linguagem humana é um fenômeno sociocultural, fundamentalmente heterogêneo e em constante processo de mudança (Linguística é um campo vasto, heterogêneo, multidisciplinar).

Por isso, é importante para o jornalista também o estudar!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário