domingo, 28 de junho de 2015

Incentivo à leitura

No Brasil, o dia dedicado a celebrar o incentivo à leitura é 23 de abril. Mas independente da data comemorativa, qualquer hora é hora de levar essa indicação a todos. Há diversas iniciativas de instituições e de pessoas para incrementar o gosto pela leitura (afinal, somos um país em que ainda se lê pouco – livros, para deixar bem claro. Porque ler, vejo que lemos muito no Facebook e outras mídias sociais, por exemplo, ou mesmo lemos revistas de “fofocas”).

O homem que não lê bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe ler.
(Mark Twain)

Ler é interpretar! Isso mesmo, ao mesmo tempo que vamos conhecendo novos “mundos”, precisamos também ir interpretando e traduzindo aquele conhecimento para o nosso universo de pensamentos (ontem mesmo eu pensava que se fosse verdade que o cérebro masculino é composto por várias gavetas, que ele abre uma a cada vez, minha cabeça é um grande guarda-roupa, que jogo tudo lá dentro e quando abro para procurar algo, despenca tudo sobre mim ... risos!).

Segundo a professora Irandé Antunes (no livro Língua, Texto e Ensino), a leitura é capaz de promover inclusão social, pois trata-se de condição do exercício pleno de cidadania.

E ela fala sobre isso não apenas para as disciplinas Língua Portuguesa, mas também em Ciências, Geografia, História, Matemática...

“É bom lembrar que pobreza de informação, de ideias, que o fato de não ter o que dizer sobre determinado tema, afinal, são problemas que só se resolvem com a ampliação de nosso repertório de informações e de ideias; com a nossa capacidade de, criticamente, ler, ouvir, refletir, tirar conclusões, estabelecer relações entre os fatos”.

E já que o tema de hoje foi leitura, tem um blog que gosto de visitar e procurar poemas (já que é bom ler, leia-se também bons autores). Fica a dia... POEMBLOG



Ler não é decifrar, escrever não é copiar.
(Emilia Ferreiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário