sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Comunicação e consumo

Puxa, faz uns dias que não me dedico a escrever para meu blog! São os cursos, a correria do dia a dia, o estudo. Por isso, resolvi partilhar uma capacitação que estou fazendo agora, na seção que envolve comunicação e direito do consumidor. Mais especificamente, entra em questão a publicidade.

Aproveito para lembrar que o termo publicidade está mais ligado ao comércio, enquanto a propaganda serve a fins mais ideais (humanitários e outras causas sociais). Só para nos situar historicamente, a publicidade se firma mesmo após a revolução industrial e a produção de massa. No Brasil, iremos encontrar a divulgação comercial a partir do século XIX, e os produtos da época eram imóveis, carroças, artesanato, serviços de profissionais liberais e, pasmem, de venda de homens e mulheres escravizados. Veiculados em cartazes, folhetos e painéis de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.

No curso também aprendemos a separar a publicidade enganosa da publicidade falsa. E o exemplo dado é este vídeo da pela Folha de São Paulo na década de 80, mostrando que é possível uma mensagem publicitária ser enganosa ainda que não possua qualquer elemento de falsidade: “É possível contar um monte de mentiras, dizendo só a verdade...”



Entre os tipos de publicidade enganosa estão os por comissão (ou por ação), em que o “anunciante induz o consumidor em erro fazendo declaração falsa sobre o produto ou serviço”. Um exemplo trazido é o de um consumidor que entrou na justiça contra uma operadora de celular que anunciava sinal de tecnologia TDMA em seu município, o que na época não existia na prática, induzindo à população local ao erro, pois comprou os aparelhos e não pôde usufruir do serviço, o que ocasionou grande frustração nos consumidores.

Já para na publicidade enganosa por omissão, “o anunciante induz o consumidor em erro deixando de informar algo essencial referente ao produto ou serviço”.
Como exemplificação se usou o caso de curso que não confere diploma de conclusão de 2º grau. Para mais informações sobre este curso que estou fazendo, acesse o site do Senado Federal, clicando AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário