quarta-feira, 12 de junho de 2013

Comunicação integrada



Comecei a ler a apostila de comunicação integrada, me preparando para a aula do fim de semana com a mestre Lucelma Cordeiro. Vamos a algumas anotações!

Independente da natureza da organização há a necessidade de se comunicarem com seus diversos públicos. Sendo organização uma expressão que significa agrupamento planejado de pessoas que desempenham funções e trabalham conjuntamente para atingir objetivos comuns. Estando ligada nesta matéria ao planejamento estratégico.

É necessário trabalhar de forma integrada: segundo Margarida Kunsch a comunicação integrada é uma atuação conjunta dos profissionais da área de comunicação, é uma interação das atividades de áreas afins. Portanto, pressupõe a junção das comunicações: interna, institucional e de marketing. Sendo que  soma de todas as atividades redundará: Na eficácia da comunicação nas organizações; Coerência da linguagem adotada; Realização das tarefas de comunicação em equipes multifuncionais desde a sua concepção; Melhoria dos serviços; e Aumento do lucro e produtividade da empresa.

A partir da falta de um planejamento comum, os departamentos ou assessorias competem entre si, definindo instâncias particulares de decisão dentro das empresas ou entidades. Atualmente vivemos numa época de transformações rápidas, onde todas as organizações procuram meios para se manterem “vivas” no mercado. Ter de fato uma comunicação organizacional integrada é fator imprescindível para comunicar-se de modo amplo, falando a mesma mensagem para diversos públicos de interesse.

- A Comunicação Institucional é uma área da Comunicação que implica em conhecer as instituições e compartilhar suas propriedades (histórico, visão, missões, valores, filosofia e políticas). O objetivo da comunicação institucional vai além da visibilidade, ela visa o alcance da credibilidade.

- A comunicação mercadológica é aquela que contempla as ações desenvolvidas por uma empresa ou entidade no sentido de reforçar a imagem das suas marcas, produtos e serviços, colocando-as favoravelmente no mercado e , evidentemente, aumentando as suas vendas e, por extensão, a sua receita.

- Comunicação Interna é o esforço de comunicação desenvolvido por uma empresa, órgão ou entidade para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento, ágil e transparente, da direção com o público interno (na verdade, sabe-se que há vários públicos internos em uma organização) e entre os próprios elementos que integram este público.

- A comunicação administrativa/operacional trata da fluência dos processos e procedimentos incluindo as rotinas, normas e regulamentos da empresa, que devem estar documentadas e ser de amplo conhecimento de todo o corpo funcional da organização.

Segundo a apostila, são instrumentos da comunicação integrada: a Comunicação Institucional (Relações Públicas, Jornalismo empresarial, Assessoria de imprensa, Editoração multimídia, Imagem corporativa, Propaganda institucional, Marketing Social e Cultural), a Comunicação Mercadológica (Marketing, Propaganda, Promoção de vendas, Feiras e exposições, Marketing direto, Merchandising e Venda pessoal) e a Comunicação Interna e Administrativa (Fluxos, Redes formal e informal e Veículos).

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