terça-feira, 2 de abril de 2013

Vamos participar?



Isso mesmo, agora todos podemos participar. Lendo o texto para a primeira aula da pós-graduação em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Comunicação, "JORNALISMO CIDADÃO: Você faz a notícia", dos jornalistas Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, relembrei o quanto é importante para mim, pessoalmente, manter o blog. Acho que é um pouco a liberdade e uma resposta ao velho chavão de que se você quer dizer algo, tenha o seu próprio jornal. Essa era a fala de muitos empresários de antigamente, e acredito que se voltou contra eles, ou melhor, a favor da sociedade. Podemos ainda discutir muito o acesso universal aos meios, mas que sensivelmente esse acesso mudou, ah mudou!

No texto se fala do espírito de “do it yourself”, que como exemplos temos os "videologs e fotologs (ferramentas de compartilhamento de vídeos e fotos pela rede), os podcasts (programas de rádio virtuais, feitos para serem ouvidos em qualquer lugar) e a emergência do chamado 'jornalismo cidadão'”.

Logo de início chama-se a atenção para o fato de utilizam a licença do “Creative Commons” para distribuir sua obra. "Essa licença permite à sociedade como um todo, dentre outros direitos, distribuir os livros livremente, desde que seja para fins não comerciais. Tudo dentro do mesmo espírito colaborativo das transformações e ferramentas que são abordadas na obra". É com a participação de cada cidadão que se pode "transformar o jornalismo em uma conversa de um para um, um para muitos e de muitos para muitos". Mas os autores também fazem um alerta: "Jornalismo cidadão está ligado à noção de comunidade. Por  isso, ele pede participação, colaboração e, acima de tudo, respeito às opiniões alheias".

"Devido à nomenclatura, muita gente confunde jornalismo cidadão com jornalismo cívico ou o jornalismo feito pelos veículos de mídia com enfoque nos interesses do cidadão. Há também quem diga que o jornalismo cidadão tem a cidadania como temática. Ele envolve a questão de cidadania, na medida em que as pessoas assumem seu espaço na comunidade ao participar da produção de notícias e da comunicação, mas a prática ultrapassa os limites dos temas sociais ou cívicos e envolve qualquer campo do conhecimento humano".

De acordo com o texto: "Notícia é, basicamente, o relato ou registro de um fato importante para uma pessoa ou um grupo e com algum elemento de novidade. Para fazer notícia, é preciso contar com informações confiáveis, sendo presenciando um fato, entrevistando quem presenciou ou reunindo informações a partir de boas fontes".

Ao fazer material próprio para a internet, temos que ter alguns cuidados, entre eles: "A legislação brasileira não permite a cópia, nem a distribuição livre de material protegido pelo direito autoral, o chamado copyright. Você pode e deve fazer referência a material protegido por copyright. Mas faça isso quando a citação for pertinente, quando se referir a determinada obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, por exemplo, sempre indicando o nome do autor e a origem da obra".

Um termo novo que aprendi com este texto foi o "Grassroots", que em inglês "se refere a movimentos populares. Designa um grupo periférico, em contraponto às pessoas que ocupam o centro de uma sociedade e da atividade política".

Leia o texto completo de "JORNALISMO CIDADÃO: Você faz a notícia" clicando AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário