terça-feira, 12 de março de 2013

Modelos para escrever bem



Não é raro escutarmos que para escrever bem é preciso ler bastante, especialmente bons escritores. Em jornalismo temos também a tarefa de ler outras publicações, diferentes das quais trabalhamos diariamente: revistas, jornais de circulação nacional, outras publicações empresariais, literatura e uma infinidade de outros estilos.

Encontrei um texto do compositor/escritor Braulio Tavares que ilustra este exercício:

"Nas faculdades e nas oficinas os professores aconselham: 'leiam Machado de Assis... leiam Proust... leiam Garcia Marquez...'. Muitos estudantes imaginam que o objetivo desse conselho é fazer com que escrevam de maneira parecida à maneira desses autores, e já vi estudantes jovens dizerem coisas como: 'estou em dúvida se devo escrever como fulano ou como sicrano'.  Não se trata disso. O conselho para ler fulano ou sicrano pretende apenas tornar o leitor mais inteligente e mais familiarizado com diferentes maneiras de escrever, para que na hora de criar seus próprios textos ele tenha maior variedade de expressão. Podemos comparar esse aprendizado, grosso modo, à ginástica, fazemos aqueles exercícios para tornar nossos músculos mais fortes e mais flexíveis, não porque na vida diária tenhamos de repetir exatamente aqueles movimentos".

Portanto, a nós repórteres que escrevemos sobre diversos fatos, é muito importante essa obtenção de uma "maior variedade de expressão". Vai fazer diferença na hora em que formos lidos. Ah, se vai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário