quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Alguns apontamentos sobre "Formação Econômica"

No fim do ano passado li "Formação Econômica do Brasil", de Celso Furtado. O livro traz uma análise que não vemos no colégio (ao menos no meu tempo estudei de outra forma esse "descobrimento" e povoamento/desenvolvimento do território). Aprofundando a análise de como Portugal e a Europa dominaram esta região, mostrando a dependência desde o início a outras nações para se expandir o que o autor denomina "Empresa Brasil", um nome mais real ao que somos, “produto”. Escrito em 1958, o livro olha o passado e explica o presente: por que somos tão dependentes ainda? Algum dia seremos uma nação realmente livre?

A colonização das terras americanas é um processo não antes realizado na história, pois toda expansão ocorreu por outros motivos. No Brasil a diferença das regiões foi que aqui não se encontrou ouro, mas Portugal precisou "defender" sua descoberta de algum modo dos outros países, que também estavam de olho no território.

Mesmo cara, os portugueses fizeram de início nestas terras uma "empresa agrícola", como explica Celso Furtado. Para esta Empresa Brasil dar certo na produção de açúcar, teve que se desenvolver ou "compartilhar" o conhecimento holandês sobre essa especiaria. Além da participação dos holandeses/países baixos no "financiamento" do negócio e no uso do trabalho escravo (indígena e africano).

Sobre o “fim” do trabalho escravo, Furtado fez a seguinte análise "a abolição da escravatura à semelhança de uma 'reforma agrária', não constitui per se nem destruição nem criação de riqueza. Constitui simplesmente uma distribuição da propriedade dentro da coletividade".

Mão-de-obra era uma dificuldade naquela época. E havia diferença entre Sul (europeus) e Norte (nordestinos) do Brasil, que tiveram colonização e história específicos de cada uma destas regiões.

Bom, estes foram apenas alguns apontamentos que fiz, não foi minha intenção fazer um resumo. Mas, assim como a Kelly que me emprestou para uma boa leitura deste livro, indico a todos que puderem, também o leiam. Podendo dessa forma conhecer um pouco mais sobre nosso País pelos olhos de Celso Furtado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário