terça-feira, 30 de outubro de 2012

Religião e Comunicação

“O homem, em seu orgulho, criou Deus à sua imagem e semelhança.”
Friedrich Nietzsche


Acompanhamos recentemente os protestos violentos contra um filme considerado ofensivo ao profeta Maomé, feito por norte-americanos. Uma das respostas era: "não há outro Deus que não Alá e Maomé é seu profeta".

Não vou discutir religião. Meu interesse é apenas deixar registrado que aconteceram as manifestações e o quanto elas movimentaram e movimentam a mídia todos os dias. Uma dessas matérias pode ser acessada por aqui: BBC.

“Uma prova de que Deus está conosco não é o fato de não cair, mas de se levantar depois de cada queda.”
Santa Teresa de Ávila

A Revista Super Interessante fez em 2009 um resumo de quatro conflitos de fundo religioso e que deixaram muitas vítimas. Confira:

Judeus e Mulçumanos se enfrentam desde 1947, no Oriente Médio, em um conflito que começou após a criação do Estado de Israel. Só entre os anos de 2000 e 2009 foram mais de 7,5 mil mortos.

Hindus e Muçulmanos tiveram como campo de batalha a Índia e o Paquistão no final da década de 50, deixando saldo de 500 mil mortos. A violência eclodiu com o fim do domínio colonial britânico sobre a Índia, em 1947. Os muçulmanos se negaram a integrar um país com os hindus, foram à guerra e criaram o Paquistão.

Católicos e Protestantes numa rixa histórica, na Irlanda do Norte, nas décadas de 60 e 80, mataram quase quatro mil pessoas. De um lado estava a maioria protestante (chamada unionista) querendo continuar ligada ao Reino Unido. De outro, a minoria católica (nacionalista), que almejava o fim do domínio britânico.

Cristãos e Muçulmanos entre os anos 80 e 90 tiveram mais de 100 mil mortos, na região dos Bálcãs. Durante décadas, o ditador comunista Josip Tito manteve as províncias da Iugoslávia unidas à força. Com sua morte, em 1980, o nacionalismo religioso explodiu numa espécie de luta de todos contra todos – incluindo sérvios (ortodoxos), bósnios (muçulmanos) e croatas (católicos).

Neste ano, o site da Super Interessante trouxe, numa lista mais atualizada, as maiores religiões do mundo. O cristianismo segue na frente.

Independente da quantidade de pessoas, que a crença sirva para compartilharmos respostas, não para a guerra.

“Segurei muitas coisas em minhas mãos, e perdi todas. Mas tudo que coloquei nas mãos de Deus ainda tenho.”
Martin Luther King

Outro tema interessante que envolve o jornalismo e religião é o debate sobre a liberdade de imprensa e a liberdade religiosa, garantidas constitucionalmente. Mas isso é assunto para outra pauta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário