segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Media training e poder da mídia


Fazendo estágio para finalizar meu curso técnico em Rádio e TV, acompanhei uma equipe a um distrito policial para ver os boletins registrados na noite anterior. Ao mostrar uma arma e explicar o que era uma bala picotada, demonstrando o poder de polícia, a repórter retruca mostrando sua caneta: minha arma mata mais pessoas!

Realmente, eis o poder da imprensa.

“Ainda hoje não se pode fazer a menor ideia da devastação provocada pela imprensa.” 
 (Karl Kraus)

Depois de dois anos, vi uma luz no fim do túnel e acho que vão contratar (finalmente) o curso de media training solicitado pela assessoria em que trabalho, destinado aos dirigentes da instituição. Por isso este post, uma comemoração (espero que desta vez seja de verdade)!!!

“Acontece que esse executivo pode ser muito bom para falar em reuniões fechadas de diretoria, mas não está nem um pouco preparado para falar em público, principalmente para dominar microfones”, esclarece Rivaldo Chinem em Assessoria de Imprensa – Como fazer (Summus Editorial – 2003).

“Media training é um treinamento elaborado por uma Assessoria de Imprensa ou empresa por ela contratada, dirigido a executivos, políticos e lideranças. Visa desenvolver competências comunicativas para lidar com a mídia impressa e eletrônica (jornais, revistas, tevê e rádio), garantindo a representação das empresas para o grande público por intermédio dos meios de comunicação como instituição de cultura empresarial transparente e democrática”.

Como complementa Chinem, este curso, ou “laboratório de jornalismo”, “serve para explicar para o empresário que nunca se deve perguntar para o repórter ou o editor se a sua matéria vai sair”, muito menos “pedir favores de espécie alguma para um repórter. Não se gabar para o repórter que conhece o dono do jornal. Não insistir para que o repórter leia o que anotou – não tem coisa que irrite mais o jornalista do que se ver posto à prova. O fato de ele estar à frente do executivo indica que o jornalista é um profissional preparado para exercer sua tarefa”.

Dentro de um media training são feitas simulações de entrevistas e de como deve ser o comportamento diante das câmeras. Para manter um bom relacionamento profissional, deve-se atender às solicitações de entrevistas feitas pelos jornalistas. “A entrevista é uma boa oportunidade de apresentar seu trabalho ou sua ideia à sociedade”, explica o autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário