segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Comunicação e Discurso

Contradição é adotar uma prática diferente do discurso feito, pois são os exemplos e as ações realizadas que ficam registrados na cabeça de quem nos acompanha.

Esta é uma das grandes lições que lembro ao pensar na tarefa de falar em público. Não que esteja querendo discursar para uma grande plateia, mas sempre é preciso ir se preparando para o caso de algum imprevisto, afinal, quem lida com a comunicação pode também ser professor, fazer alguma palestra, apresentar resultados do trabalho desenvolvido em qualquer função que seja e até mesmo entrar ao vivo em uma reportagem.

Como mostram os livros de ajuda para falar em público, as apresentações podem ser melhor realizadas quando conhecemos as técnicas e as treinamos. Sim, sempre é hora de estudar!

Vou citar apenas algumas dicas, pois o rol das que estão na internet ou são passadas em sala de aula é grande. Um site em que há textos sobre oratória e fonoaudiologia é o Clube da Fala, da qual compartilhei a imagem ao lado.

Além de estudar bem o assunto da apresentação a fim de se tornar mais seguro: quanto mais conhecemos, melhor o explicamos... Outra indicação que também serve ao jornalismo é ensaiar o que vai falar, se avaliando em frente a um espelho, especialmente falando com uma caneta entre os dentes. Ah, não se esqueça de fazer um check-list de equipamentos e outros materiais necessários ao dia da sua apresentação, porque um fio que falta pode inviabilizar a atividade planejada.

Também acho interessante a técnica de relaxamento da respiração abdominal (inspire durante cinco segundos), depois por mais cinco segundos segure a respiração e depois expire bem devagar.

Assim com dizem os professores no Curso Técnico de Rádio e TV, não decore seu texto, mas o entenda e use apenas um simples roteiro com tópicos. Difícil? Realmente é preciso planejamento e treino, muito treino.

Media Training – E quando for você o entrevistado? Vamos a algumas dicas, pois é melhor atender à imprensa do melhor modo possível. Converse naturalmente, falando o que deseja ver publicado e o que for de interesse do jornalista. Prepare-se antecipadamente, pesquise mais sobre o assunto que irá falar e não invente respostas (caso não saiba, comprometa-se a pesquisar e depois dê o retorno).

Em caso de televisão, escolha roupas de cores lisas, evitando listras, xadrez, estampas de cores chamativas, muito brilho e acessórios que façam barulho. Para qualquer entrevista, em especial as de rádio, tenha boa dicção, a fala deve ser pausada, com respostas objetivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário