sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A obra de arte de Conceição dos Bugres


Quero encerrar o ano falando de coisas que gosto. Como estou revendo pessoas, que para mim são de grande estima, por que não revisitar também culturalmente a minha terra nesta passagem de 2011 para 2012. Ampliando meu campo de visão, da comunicação à indústria da cultura e das humanidades.

Arrumando meus livros e abrindo espaço para o novo, enfrentei a triste missão de me separar de alguns. Decidi que a Revista MS Cultura (Ano 9, Ano V, 1996) tomaria outro rumo. Com ela iria a reportagem sobre os Bugres da Conceição, que utilizo agora como homenagem à cultura sul-mato-grossense.

Os “homenzinhos pé no chão” foram criação de Conceição Freitas da Silva, eternizada como a “Conceição dos Bugres”. Ela veio do Rio Grande do Sul primeiro para Ponta Porã e, depois, Campo Grande. Nascida em 1914, faleceu aos 70 anos, no dia 13 de dezembro de 1984.

Inicialmente ela fez sua escultura em mandioca. Esculpido no alimento, secou. Então ela passou a usar tocos de madeira, cera/mel e piche. A simplicidade de seu trabalho como artista plástica consagrada já foi explicada como primitiva na forma e pop no conceito.

Relembrando os admiráveis bugrinhos (afinal, faço parte desta terra, composta por uma árvore genealógica multifacetada, com povos que vieram de várias partes do Brasil e de fora dele), é que desejo a todos um 2012 de novas formas: um simples, mas valioso ano!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário