domingo, 11 de dezembro de 2011

A lauda no jornalismo

Vamos conversar hoje sobre a lauda jornalística. Para começar, tente resolver esta questão da FCC aplicada no meio do ano, válida para o concurso do TRT/23ª REGIÃO (MT)/cargo de Analista Judiciário em Rádio e TV.

A lauda para telejornalismo segue, em praticamente todas as emissoras, um modelo no qual são colocadas as indicações de áudio e vídeo e todas as informações sobre a estrutura do telejornal, que permitem a sintonia de toda a equipe técnica e de jornalismo. Sobre a lauda, é INCORRETO afirmar que
a) a cabeça da matéria em telejornalismo é o texto que vai ser lido pelo apresentador em estúdio, introduzindo a matéria gravada.
b) as informações relativas ao vídeo são colocadas na coluna esquerda e os textos a serem lidos na coluna direita.
c) as palavras que os apresentadores introduzem, de forma improvisada e espontânea no texto, são chamados cacos.
d) a lauda para televisão é denominada script.
e) as partes, ou segmentos, que dividem o telejornal e ficam entre dois intervalos comerciais são chamados de breaks.

Todas as alternativas estão corretas, menos a última (letra E). É certo que o maior trabalho para quem faz uma notícia é fazer a apuração e buscar o aprofundamento dos fatos. Mas também é necessário seguir as instruções do editor sobre qual o tamanho tem a sua matéria para ser publicada e por isso a escolha do tema para este post. Se bem devemos nos atentar que às vezes o assunto rende mais e em outras, não. Mas há casos que o tamanho necessário para alguma publicação não pode sofrer alterações, especialmente quando a diagramação/produção foi pensada antes dos levantamentos de dados e escrita do texto.

Explicando sobre reportagem, o jornalista Enio Moraes Júnior mostra que “uma lauda, para quem ainda não tem familiaridade com a linguagem jornalística, corresponde a um conjunto de 1400 (mil e quatrocentos) caracteres contados os espaços. Uma matéria jornalística de um tamanho razoável tem, em média, duas laudas”.

Como em jornalismo freelance se cobra por lauda produzida, segue o link do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul em que há uma tabela de valores (válida para o MS). Ah! Existe diferença entre escrever uma lauda entrevistando uma ou duas fontes, confira: http://bit.ly/vPbGwE

Para encerrar, uma questão aplicada pela Embrapa em 2006:

Ao redigir releases para televisão, o assessor deve produzir textos curtos e com informações objetivas, atendendo às características do veículo. Uma linha de texto, na lauda de TV, equivale, aproximadamente, em segundos, a:
A) 2"
B) 4"
C) 6"
D) 8"
E) 10"

Resposta: A

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