sábado, 8 de outubro de 2011

Neide Duarte e o jornalismo

Assistindo ao Jornal Hoje deste 08 de outubro vi uma reportagem de Neide Duarte sobre o dia das crianças. Interessante foi vê-la no meio da multidão, entrevistando os compradores/revendedores de brinquedos, em que sentíamos de casa a lotação daquelas ruas em São Paulo, tão procuradas em épocas de datas comemorativas (Natal, Dia das Mães e outros). Logo me lembrei de outras boas reportagens feita pela profissional, que para mim sempre foi um exemplo de bom trabalho em relação a texto, entrevista, reportagem, direção e produção, integração de todos os recursos da notícia: som e imagem.


Neide Duarte é jornalista, se formou pela Faculdade de Comunicação e Artes Armando Álvares Penteado, e segundo contam em sua biografia na web, depois de trabalhar por três anos como repórter do jornal Folha de São Paulo, ingressou na Rede Globo. Ficou por 16 anos fazendo matérias especiais para o Jornal Nacional, Fantástico e Globo Repórter. Depois passou um tempo Programa Caminhos e Parcerias da TV Cultura e agora está novamente na Globo.

Realmente, uma jornalista da poesia, que se envolve e nos envolve na matéria. No Caminhos e Parcerias, que eu fiz questão de assistir a praticamente todos os episódios, pois na época que iniciou eu já era estudante de comunicação. Eles foram exibidos de 1998 a 2005, sempre mostrando projetos sociais pelos mais diversos estado do Brasil. Ao todo foram mais de 10 prêmios dedicados à jornalista por essa série de matérias (Líbero Badaró, Vladimir Herzog, Mídia da Paz, Prêmio Ethos de Jornalismo, dois prêmios internacionais na Argentina e em Portugal).

Confira uma pequena parte do Caminhos e Parcerias aqui.

Ela também é documentarista, faz produção de vídeos, reportagens, locução, roteiros, redação final e edição. Encontrei uma frase interessante (mais interessante é como classificam Neide, “contadora de histórias de vida”, pois ela narra a simplicidade do ser humano): “Tudo está no outro. Tudo o que você quer ver é a história de alguém para você se reconhecer, ir mudando sua história, repensar a sua vida. É tudo a partir do outro. É o outro que te dá a existência na verdade.”

Para ver um trabalho de Neide Duarte no Jornal Hoje, aqui está o link.

Um comentário:

  1. Uma verdadeira Aula de Jornalismo, feita, com Dignidade e Responsabilidade, e Respeito a Vida, é Obvio é pueril que é somente para aqueles que possuem a Prerrogativa da Sensibilidade, Parabéns Neide Duarte, por seu profissionalismo Responsável e Digno! é redundância dizer algo a mais. WALTER BIFULGO. (bifulgowalter@gmail.com)

    ResponderExcluir