sábado, 15 de outubro de 2011

Jornalistas, fontes, concursos e outras questões

Cada dia mais acredito que estudar é uma arte. Algo a ser descoberto. Algo que devemos encontrar um contexto, um momento de prazer, a ser realizado. Sim, porque mesmo mantendo um ritmo de estudo frequente, colocar o desafio de prestar um novo concurso requer muita força de vontade. Especialmente para quem trabalha o dia todo e estuda à noite. Mas vamos lá!

Melhor mesmo é olhar pelo lado positivo: o salário oferecido para esse cargo, as possibilidades de viagens e passeios, entre outras vantagens.

Na área de comunicação, a minha dica é sempre recorrer às provas já aplicadas. Além de estudar o conteúdo exigido naquele edital, ver uma questão concreta ajuda a visualizar como os temas são cobrados.

Hoje vou recorrer a uma prova do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) de 2010. Uma das questões era sobre o relacionamento entre fontes e jornalistas, questionando qual a alternativa correta:

a) É interessante ligar para o chefe do repórter para orientar, pedir a veiculação de algumas informações ou a não veiculação de outras ou até mesmo cancelar a reportagem se ela não for oportuna. É preciso defender a todo custo a imagem da organização.
b) Entrevistado e jornalista travam uma espécie de luta, em que o jornalista tenta empurrar o entrevistado para além de sua linha de conforto e o entrevistado puxa o jornalista para onde estão as informações previamente discutidas com a assessoria.
c) Há sempre como se manter uma relação harmoniosa e pacífica entre organizações, imprensa e fonte.
d) Nada melhor para combater uma enxurrada de notícias desfavoráveis do que empreender uma política de silêncio. Há momentos em que recusar é essencial, especialmente diante de uma crise de imagem.
e) O assessor deve pressionar o veículo por meio de verbas de publicidade e inventar dados estatísticos favoráveis a sua organização. Os jornalistas gostam de pesquisas para dar suporte às informações que estão veiculando nas reportagens.

Naquela época, se tivesse lido a reportagem da Revista Imprensa (Agosto – nº 270) com a jornalista Helena Chagas, Secretária de Comunicação Social da Presidência da República, teria acertado a questão. Se bem que ainda acredito numa relação mais harmoniosa entre repórter e entrevistado!

À Revista Imprensa, Helena responde que “(...) É lógico. É normal que o jornalista reclame, bem como é normal a fonte não fazer tudo o que o jornalista pede. A relação entre jornalista e fonte tem que ser tensa (...).”

Diante disso, podemos perceber que a resposta correta para a questão é a letra “B”.

Continue fazendo arte e bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário