quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Hora de contar a história da radiodifusão

Mãos a obra! Hoje estou tentando deixar em dia meus estudos e minha vontade de partilhá-los neste espaço. A matéria sob nosso foco será História da Radiodifusão, com a professora Rosângela Silva Castelo.

Durante essa aula participamos da Fenicom (Feira da Indústria e Comércio de Rondônia), do “Diálogo com a Imprensa” promovido pelo Ministério Público Federal e pesquisamos a história das televisões locais. No debate no MPF, vimos que imprensa não existe para ser justa, mas para ser livre. No entendimento do órgão, imprensa livre e responsável é uma mola mestra de toda democracia. Um papel reconhecido dentro da democracia, em especial, na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Por outro lado, o membro do MPU é defensor dos interesses da sociedade, um advogado do povo brasileiro.

Radiodifusão é a transmissão de ondas de radiofrequência, que por sua vez são moduladas, estas se propagam eletromagneticamente através do espaço (rádio, TV, fax, celular, telex etc). A radiodifusão teve início com o telégrafo sem fio, por volta de 1912.

Radiocomunicação – designa vulgarmente o aparelho transmissor e receptor de ondas de radiofrequência. Parte física/receptor.

Radiodifusão – recepção de sinais de radiofrequência. Não é palpável, é a frequência, elétrons no espaço.

Cada um tem legislação própria e separada. A radiocomunicação pode ser comercial e amadora, enquanto o radiofrequência é de âmbito restrito à área comercial.

Atualmente Rondônia tem o maior índice de celulares do Brasil. (De carros 0 km também!)

Também estudamos sobre concessão pública, que tomamos por base o vídeo feito por alunos da Universidade Federal de Viçosa, confira:




Fiz várias anotações, mas aproveitarei para vermos juntos os vídeos que assistimos em aula sobre os principais momentos da radiodifusão brasileira, confira as três partes vistas:







Assim encerramos mais essa postagem, com um forte meio de comunicação para as várias regiões brasileiras, o rádio: “A informação em cima da hora essa é a beleza do rádio”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário