quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Exercitando a locução

Nesta semana, a matéria que estou estudando é Técnica de Locução para Rádio. Justamente nesta noite, minha tarefa era procurar um exercício de aquecimento/desaquecimento para voz.

Segundo o professor Santiago Roa Junior, a respiração é um fator importante quando vamos falar durante a programação. “O locutor é no ar, o que é no dia a dia”, lembrou ele, mostrando que a voz, apesar de poder ser trabalhada/treinada, deve ser a mais natural possível: não imposte a voz. “Busque sua identidade”, explica ele. Somos únicos, é o quer ele quer dizer, por isso, não precisamos imitar ou forçar a voz para sermos reconhecidos.

Saber respirar é importante para todos que trabalham com a voz, de cantores, apresentadores, cerimonialistas, oradores, locutores, repórteres, professores etc.

Vamos começar o estudo primeiro com um exercício de relaxamento, que consiste em circular a cabeça para a direita e para a esquerda, depois para os lados, para cima e para baixo. Fazer caretas, como forma de utilizar todos os músculos do rosto e articular as vogais, só para iniciar.

Para a turma, o professor Santiago mostrou a técnica de estar com corpo relaxado, sem cruzar pernas e pés no chão, costas no apoio da cadeira. Nisso, inspira-se e expira-se, com diafragma solto/liberado. Assim, ao fazer a abertura de um programa, conforme sugestão acima, estaria mais calmo e preparado para o início do seu trabalho.

Colaborando com essa técnica, não se esqueça de fazer uma leitura prévia do texto, porque pode haver palavras que precisam ser substituídas por outras mais simples e adequadas ao contexto. Depois podemos fazer a sequência prática para FM, em que a abertura seria composta por:

1. Saudação, incluindo a hora e data;
2. Nome da rádio e a sintonia;
3. Nome do programa, conteúdo do programa;
4. Seu nome (locutor);
5. Convite a participar por telefone ou email, e outros informes;
6. Anunciar a primeira música.

Tarefa - Fazendo a tarefa que ele nos passou (uma vez que faltei à aula de hoje), fui procurar na internet os exercícios vocais. Confira o que mostra o site Arte de Falar:

"Encha os pulmões de ar, de preferência pelo nariz, principalmente em ambientes abertos ou frios. Faça-o estendendo o diafragma para baixo, de modo que sua barriga pareça encher-se de ar.

Você notará que a parte superior dos seus pulmões, também se inflará. Mas de forma correta, ou seja : somente no final de sua inspiração. Isto quer dizer, que você conseguiu inflar todo o seu pulmão".

O site explica que “é necessário que as pessoas que trabalham com a voz, dominem esta técnica. Dosando a quantidade de ar a ser inspirado, de acordo com a frase a ser lida ou cantada”, porque isso “influi na dicção, volume da voz e resistência do locutor”.

O convite que eles fazem é praticar com um pequeno texto, então vamos lá:

"Durante sua leitura, você encontrará, frases ou períodos mais longos, que deverão ser lidos de uma só vez. ou seja: num só fôlego. Para isso você terá que controlar melhor sua respiração. A primeira coisa a fazer é estudar o texto, e identificar frases onde será necessário o emprego de maiores ou menores tomadas de ar.

Quando estava aprendendo a respirar durante a locução, vi uma técnica que me ajudou consideravelmente: marcar o texto que será lido com barras simples ou duplas. As barras simples marcam as menores tomadas de ar. As barras duplas marcam as maiores tomadas de ar.

Como exemplo, tomaremos este texto publicitário da Golden Cross.

A VITÓRIA DE UM LIDER, É UMA CONQUISTA DIÁRIA, //
FEITA DE PEQUENOS GESTOS E ATITUDES. // A GOLDEN CROSS REAFIRMA ESTA VERDADE A CADA DIA // SE EMPENHANDO AO MÁXIMO / PARA QUE VOCÊ POSSA USUFRUIR DE NOSSA LIDERANÇA / COM TODA A TRANQUILIDADE QUE A SUA VIDA MERECE.// GOLDEN CROSS PRIMEIRO LUGAR EM SAÚDE."

Fechando este post, vou fazer aqui em casa um exercício para melhorar minha fala, quem sabe um dia serei locutora/apresentadora (risos). Se quiser me acompanhar, com uma caneta na boca, exercite a leitura em voz alta: “O lavrador é livre na palavra e na lavra, mas não pode ler o livro que o livreiro quer vender” ou “Quero que o clero preclaro aclare o caso de clara e declare que tecla se engana no que clama e reclama”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário