sábado, 9 de julho de 2011

O segredo

Não sei se é apenas mania minha, ou todos os jornalistas têm anotações em vários pedaços de papel. Numa dessas anotações, guardada dentro dos meus livros, encontrei o segredo para se fazer uma grande reportagem. A equação seria assim:

GR = BC + BF + TT

A “fórmula” foi passada pelo jornalista Marcelo Canellas em sua vinda a Porto Velho no mês de maio (para entrega do Prêmio MP-RO de Jornalismo), mas na verdade é uma fala do jornalista José Hamilton Ribeiro/Globo Rural.

Na tradução da receita está que a Grande Reportagem é igual a Bom Começo mais Bom Final mais Trabalho e Talento elevados à enésima potência.

É da essência do jornalista ter espírito livre, afirmou em sua fala o jornalista da Rede Globo. “A tecnologia é maravilhosa, mas o que vai fazer a diferença é o profissional, o jornalista”, sentenciou ele.

Humildade é outro segredo que ele compartilhou com os presentes. “É preciso ter humildade profissional para saber que jornalismo pode muito, mas não muda a realidade”. Ou: “jornalismo não muda o mundo, apenas mostra o que pode ser mudado”.

Outro ponto que ele levanta é de ser sempre bom refletir sobre o jornalismo que estamos fazendo: “a ética do jornalista é a ética do cidadão”.

A primeira vez que Marcelo Canellas esteve na capital rondoniense foi em 1994, para cobrir as eleições presidenciais. Ele conta que precisou se dirigir a Ouro Preto do Oeste, pois lá aconteceu um fato inusitado: a apuração dos votos foi realizada sem energia elétrica, o que o levou a fazer a matéria à luz de velas. O cinegrafista foi o Gildo Alves, da TV Rondônia.

Em seus mais de 20 anos de profissão, Canellas cobriu a chacina da Candelária, o massacre de Eldorado dos Carajás, entre outros temas. Segundo ele é importante manter a independência e a liberdade de pensamento, além de “tentar mudar a agenda de pensamento de onde a gente trabalha”.




Com o tema MP-RO como defensor da sociedade, o Ministério Público de Rondônia buscou ao premiar reportagens de TV, Rádio, Web e Jornal mostrar que ambos os trabalhos (imprensa e dos membros do MP estadual) são de cidadania. Afinal, o Brasil precisa de uma imprensa livre e de um Ministério Público atuante para ser um País desenvolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário