domingo, 3 de julho de 2011

Jornalismo e Imagem

Aprender a fazer, fazendo. Esta foi a metodologia utilizada no Curso de Automaquiagem, realizado no SENAC/Porto Velho, de 27 de junho a 01 de julho. Fiz o curso buscando qualificação na área de imagem pessoal.


Afinal, entre minhas atribuições como jornalista e assessora de comunicação estão fotografar e gravar imagens jornalísticas, gravar/ilustrar entrevistas e matérias. Onde trabalho, equipamentos de filmagem serão adquiridos. Futuramente poderemos realizar gravações em geral e fazer, quem sabe, vídeo relises. Ampliando nossas atividades para além de textos utilizados na área dos impressos.

Com o curso, aprendi a identificar materiais e produtos de maquiagem e vi formas corretas de aplicação; preparar a pele (limpeza, tonificação e hidratação); realizar a autoaplicação da maquiagem e até mesmo, para as alunas que desejarem iniciar o trabalho de maquiadora.

A professora de imagem pessoal e beleza, Evandra dos Santos Nascimento, explica que sempre que for utilizar algo na pele - antes e depois - é preciso fazer a limpeza e a tonificação. “Ajuda a não agredir a pele, a não envelhecer”. Ela ainda faz um alerta para a área dos olhos, que é muito sensível.

Para sair de casa, a professora diz que se a pessoa não pode fazer uma maquiagem completa, no mínimo tem que fazer uma boa limpeza, aplicar um corretivo no rosto, um delineador nos olhos e um gloss na boca.


“Aprendi a nunca mais colocar maquiagem sem preparar o rosto”, diz a aluna Franciele Aparecida de Lima Honorato.

No caso da TV ou de uma sessão de fotos, Evandra Nascimento comenta que até pode carregar sim na maquiagem, desde que seja com harmonia, para não prejudicar a imagem. “Se carregar o olho, diminui na boca. Ou se carregar na boca, diminui no olho”.

E os homens, sem preconceitos, podem se preparar para as filmagens. Basta observar a diferença entre os apresentadores e os entrevistados na rua. Existe cor na pele dos profissionais masculinos. Segundo Evandra, o bom seria realizar a limpeza do rosto, fazer uso de um corretivo do tom da pele ou um tom mais claro e do pó translúcido. Se ele permitir, fala a professora, pode ser utilizado um gloss rosado/cereja (retirando o excesso) ou fazer uso da técnica de o apresentador dar “mordidinhas” nos próprios lábios para ficarem avermelhados.

Lembrando que em jornalismo o recomendado é utilizar uma maquiagem leve, por exemplo, usando batons de tom suave para deixar a pessoa mais sóbria e elegante e sombras em tons tendentes para a cor marrom.

No blog da jornalista Agda Aquino encontrei os 10 mandamentos dela sobre o jornalismo e a maquiagem:

1° Amar o pó compacto acima de todos os outros itens de maquiagem
2° Não usar blush em vão
3° Guardar maquiagem com brilho para festas pessoais
4° Não exagerar
5° Não borrar
6° Não combinar a cor da sombra com a cor da roupa
7° Não cobiçar base e pó em tons diferentes do da sua pele
8° Não usar gloss ou batons em tons fortes
9° Combinar a maquiagem com o horário do telejornal
10° Não pecar contra o bom gosto e a discrição

E já que estamos falando de maquiagem, não poderia deixar de lembrar que os acessórios também devem ser utilizados com cautela pelos apresentadores. No link abaixo, Glória Maria perde um brinco (diga-se de passagem, grande) na hora de sua fala no Fantástico:



Aqui fica a dica, acessórios, roupas e maquiagem não devem chamar mais atenção que a informação. Nós somos apenas os transmissores das notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário