quinta-feira, 30 de junho de 2011

Pensando sobre jornalismo científico

Assinale a opção correta com relação a divulgação científica e jornalismo científico:

a) A relação do jornalismo científico com a ciência e com os fatos produzidos pelos cientistas deve basear-se estritamente na tradução desses fatos para o público, pois não é seu papel fazer leitura crítica da ciência.

b) Uma das funções do jornalismo científico é a transferência de informações científicas e tecnológicas, transcritas em códigos especializados, a um público seleto, formado por especialistas.

c) Quando a divulgação científica se apropria da cultura e dos meios jornalísticos, o jornalismo científico torna-se um gênero da divulgação científica.

d) O jornalismo científico é o meio de que dispõe a ciência para tornar públicas, em um contexto de interpares, as produções mais recentes do meio científico.

e) São mídias do jornalismo científico os veículos não tradicionais como histórias em quadrinhos, fascículos, livros, incluindo os didáticos, exposições e dias de campo.


Parabéns a quem respondeu a letra “C”. A questão caiu na prova da UnB/CESPE em 2010 para o cargo de jornalista da Defensoria Pública da União. Não fiz esse concurso, mas me interessou o tema jornalismo científico, pois tem muita relação com a área de educação, hoje trabalho em uma instituição em que se leciona do Ensino Médio Integrado ao Técnico à Pós-Graduação. E, portanto, desenvolve pesquisas.

Em evento que discutiu no início deste ano o tema água e a comunicação, em São Paulo, a Revista Imprensa (nº 266 – Abril/2011) trouxe uma fala da diretora técnica da Opersan mostrando que os jornalistas têm dificuldade em entender termos técnicos e institucionais. “Muitas vezes sentimos que o jornalista sente dificuldade até mesmo no tipo de pergunta que ele deve fazer. Isso acaba resultando em termos e informações equivocadas. Mas nós, como especialistas, devemos contribuir para uma aproximação”.

Essa foi a minha luva. Porque, em assessoria de imprensa, jornalista convive mais próximo ao pesquisador. Precisa realmente entendê-lo para passar informação a outros profissionais da imprensa e da comunidade.

Exame – Em outra prova, não sei precisar para qual instituição, foi cobrado o seguinte tema:

Jornalismo científico como característica de seus texto o uso de metalinguagem, exemplos e analogias, além de associações típicas do senso comum.

Quer dizer, tornar o texto mais claro, para que outros públicos entendam o tema. Pensa que é fácil? Quer saber mais sobre jornalismo científico deixo alguma dicas abaixo:

Aqui tem a opção do Curso On line de Jornalismo Científico: http://www.wfsj.org/course/pt/

Indicação de textos sobre Jornalismo Científico, especialmente de Wilson da Costa Bueno (professor da UMESP e USP): http://bit.ly/iKiWJy

Ou, caso tenha interesse em cursar uma pós na área, o Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte abriu este curso: http://bit.ly/jdAzkg

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