segunda-feira, 6 de junho de 2011

Jornalismo: coesão e coerência na escrita

Na produção de uma notícia, a coesão e a coerência promovem a inter-relação entre os elementos do discurso, respondendo pelo que é chamado de conectividade textual.

A afirmação acima fez parte do concurso para jornalista da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) em 2002 e me fez lembrar que ainda tenho informação da aula de Língua Portuguesa Aplicada à Comunicação da Fundação Rede Amazônica que ainda não compartilhei neste blog.

Segundo a professora Gisele Matos, existem normas universais para escrever na imprensa: ser claro, conciso, direto, preciso, simples e objetivo. Por isso, ela receitou a seus alunos muita leitura para enriquecer o vocabulário: “ler tira a gente da vala comum, ajuda a articular ideias”, resume ela.

Pensando nisso, vou utilizar este espaço para repassar a vocês minhas anotações:

Coerência – unidade do texto (harmonia). Ocorre uma incoerência narrativa quando a própria história se contradiz ou é absurda. Na coerência figurativa o que não pode ocorrer é exemplos contrariarem a narrativa, por exemplo, quando as partes não se articulam entre si. Já a coerência argumentativa prevalece quando se defende uma ideia sem contradizê-la a seguir.

Coesão – conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. São os elementos de coesão que determinam a transição de ideias entre frases e parágrafos.

Palavras de transição – são responsáveis pela coesão do texto, estabelecem a inter-relação entre os enunciados (orações, frases, parágrafos), são preposições, conjunções, alguns advérbios e locuções adverbiais. Ex.: primeiramente, inicialmente, desde já, além disso, do mesmo modo, dessa forma, portanto, afinal, segundo, assim, por isso, em virtude de, por exemplo, isto é, ou seja, quer dizer...

Coesão por coerência – existem palavras que tem a função de fazer referência e ajudam a não deixar o texto muito repetitivo. Ex.: o qual, a qual, ele, esse, aquele.

Por hoje é só, porque agora vou seguir a dica da professora e continuar a leitura que estava fazendo há pouco. Como diria no twitter #FUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário