sábado, 21 de maio de 2011

Questão que a gente erra, a gente estuda...

Para Sebastião Squirra (Aprender Telejornalismo), existem microfones conhecidos no meio técnico de televisão como canhão porque são muito sensíveis aos sons frontais. Os sons laterais são captados de forma bastante atenuada e não interferem na qualidade sonora gravada. Esses microfones são chamados de hipercardioides.

Errei a questão acima no último concurso da Fundação Carlos Chagas para o cargo de jornalista do TRT-MT, aplicada no dia 14 de maio de 2011. Por isso, mãos a obra: vamos estudar microfones.

Vamos à questão: microfone e direções de captação do som.



O site Le Son mostra que existem três tipos de direcionalidade: omnidirecional, cardioide e hipercardioide (assertiva correta, conforme gabarito da FCC). Eles comparam esses microfones “com o foco de uma objetiva fotográfica, de modo que elas corresponderiam respectivamente grande angular, normal e teleobjetiva”.

Os Microfones Omnidirecionais "escutam" os sons com a mesma intensidade, de frente, de trás, de cima, de baixo ou de qualquer outra direção (como seu nome indica!). O microfone pode ser, nesse caso, considerado como o centro de uma esfera sonora. Esses microfones são utilizados para tornar sonoro um ambiente: sonorização de festas, gravações de vídeo etc.

Por outro lado, os Microfones Cardioides apresentam um "ouvido" mais seletivo. Podemos imaginar o espaço sonoro que eles percebem, na forma de uma maçã, da qual o microfone seria o talinho. A atenuação dos sons provindos de trás é da ordem de 20 a 25 dB. Esses microfones são os mais utilizados, sobretudo, pelos amadores, pois são perfeitos "quebra-galhos". Eles são ótimos para a gravação de concertos (enfraquecimento dos ruídos da sala), para a colocação de um par estereofônico, para ambientes mais ou menos barulhentos, para a captura de sons, em particular com uma parábola, enfim, em todos os casos em que a atenuação dos sons vindos de trás é desejável (reverberação excessiva, por exemplo). Essa característica é obtida por deslocamento da onda traseira.

Já os Microfones Hipercardioides são as focalizações longas da gravação. De forma mais ou menos alongada, sua curva de direcionalidade lembra um coração. Uma forte atenuação dos sons de trás e periféricos caracteriza particularmente esses microfones para a captura de sons, em ambientes muito barulhentos, para certos casos de gravação à distância. Alguns modelos particularmente são equipados com visores para alinhamento.

Na página da Canção Nova encontramos que os hipercardioides são “microfones altamente sensíveis para captação de sinais sonoros vindos da frente e com maior abertura de captação na parte traseira que os supercardioides”. Porém, “sua utilização não é recomendada em ambientes que possuam paredes refletoras ou que tenham muita reverberação, porque podem originar perdas excessivas de graves. São bastante usados em estúdios de gravação”.

Respondida a pergunta inicial, vamos buscar algumas informações adicionais para o tema. Agora estudaremos os tipos de microfones e suas características, segundo dicas do site Mercado Livre.

Microfone de Mão: O microfone de mão é o tipo mais comum. Muito usado em entrevistas e por cantores, além de permitir ser segurado pelo usuário, pode ser fixado em um pedestal, pendurado ou mesmo ser deixado no chão. O ideal é que ele tenha um amortecedor interno para diminuir os ruídos com a manipulação e ser bem robusto. Para uma captação melhor, o microfone de mão deve ser posicionado a uma distância de 15 a 30 cm da boca do locutor e num ângulo de 45 graus. Em geral os microfones de mão são do tipo dinâmico.

Microfone de Lapela: É projetado para ser usado junto do corpo humano, também chamado de Lavalier, é outro tipo muito utilizado. De formato muito pequeno, é preso à roupa deixando o usuário com as mãos livres. Ele pode ser facilmente escondido atrás de qualquer objeto, neste caso o som deve ser equalizado para parecer natural. Os microfones de lapela podem ser ligados diretamente ou através de emissores/receptores sem fio. Quando são usados Lavalier sem fio, um pequeno transmissor é colocado na roupa do usuário. Se ele for duplo são usados dois transmissores com frequências diferentes.

Microfone ShotGun: O Shotgun é projetado para captar sons de distâncias maiores. Deve-se evitar apontá-lo para superfície dura, como uma parede de azulejos ou de tijolos, porque elas podem refletir sons de fundo ou deixar o som oco. O Shotgun é muito sensível ao barulho causado pelo vento, por isto deve ser movimentado com cuidado e, sempre que possível, usá-lo com quebra-vento de espuma (luva).

Microfone PZM: Pressure zone microphones - é um microfone projetado para captar o som de várias pessoas. O PZM iguala o volume de todos os sons captados dentro de seu alcance.

Microfone de Contato: Captam sons em contato direto com a fonte sonora. Muito usados para a gravação de instrumentos musicais e de sapateados em geral.

Microfone de Estúdio: Microfone desenhado especialmente para utilização em estúdios de gravação.

Microfone Sem Fio: O microfone sem fio, também chamado de microfone de rádio ou de RF, é, na verdade, uma estação de rádio em miniatura. Ele pode ser de uma ou duas peças. No de uma peça, o microfone, a bateria, o transmissor e a antena estão no mesmo corpo. No de duas peças, o microfone é conectado a uma unidade de transmissão separada. A unidade do microfone (que pode ser do tipo dinâmico ou de condensador) converte as ondas de som em um sinal elétrico. O sinal é enviado para um transmissor de baixa potência que o encaminha a um receptor que, por sua vez, converte o sinal de rádio-frequência novamente em áudio. A saída do receptor é conectada na entrada de um mixer ou gravador, através de cabos.

Ufa, mais um passo em direção ao conhecimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário