domingo, 8 de maio de 2011

Definindo Chroma-key

Sabe aqueles dias em que você até sabe do que se trata, mas precisa de uma explicação mais técnica? Por isso, escolhi hoje o tema “Chroma-key”.

De acordo com a definição do site Tudo Sobre TV, Chroma-Key ou Keying é um “efeito que consiste em insertar uma imagem sobre outra através do anulamento de uma cor padrão, como por exemplo o azul”.

Assim, pode-se explicar que em um ambiente vazio, de uma única cor, é filmado o apresentador. O fundo monocromático (background) pode ser substituído por imagens (vídeo ou foto) geradas por computador, videotape ou de uma segunda câmera. É dessa forma que funciona a Chroma-Key.

Nessa técnica de processamento de imagens, o objetivo é eliminar o fundo de uma imagem para isolar os personagens ou objetos de interesse que posteriormente são combinados com outra imagem de fundo. Pode ser utilizado tanto em jornais como em filmes de longa duração.



Um exemplo para quem assiste aos telejornais é a previsão do tempo, em que o mapa na verdade não é visto, realmente, pela pessoa que mostra os dados meteorológicos. “O apresentador é filmado em frente a uma parede ou superfície plana, pintada geralmente de verde ou azul. O fundo é removido eletronicamente, e reposto com o mapa do tempo no qual o apresentador aponta (vendo de relance por monitores fora da área de filmagem). O apresentador não pode estar vestido com nenhuma roupa de cor parecida com a do fundo, ou parte da roupa pode ser escondida junto com o fundo”, segundo informações da Wikipédia.

E foi justamente em função de saber que alguns estúdios utilizam a técnica do Chroma-Key é que vim estudá-lo. Entendendo, posso dizer aos meus assessorados quais cores devem ser evitadas na hora de uma gravação de entrevista.

Para quem se interessou pelo tema e quer se aprofundar, existe uma postagem que ensina a utilizar a técnica no Adobe Premiere, acesse aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário