domingo, 22 de maio de 2011

Algo mais sobre microfones


Vamos agora tentar entender sobre propriedades direcionais ou como eles captam o som de diversas direções conforme cada modelo. Assim fecharemos o estudo sobre microfones, iniciado no texto anterior.

Recordando que os microfones omnidirecionais captam o som de todas as direções de maneira praticamente igual. Enquanto os microfones direcionais são especialmente projetados para responder melhor a sons que vêm pela frente (e por trás, no caso dos bidirecionais), tendendo a rejeitar sons que chegam de outras direções, conforme explica o site Audio-technica.com.

Sendo que os “tipos direcionais básicos incluem o cardioide, o subcardioide, o hipercardioide (imagem acima) e o bidirecional. Também incluído na categoria geral de microfones direcionais está o microfone de linha ou “shotgun”, um projeto mais complexo que pode proporcionar uma direcionalidade consideravelmente mais elevada do que os quatro tipos direcionais básicos”.

Por isso, “quando for necessário posicionar microfones a distâncias ainda maiores, os microfones de linha ou “shotgun” são muitas vezes a melhor escolha. Os microfones de linha são excelentes para utilização com vídeo e filmagens, para captar o som quando o microfone precisa estar localizado fora do quadro, isto é, fora do ângulo de visualização da câmera”.

Comparação – “A uma distância de aproximadamente 6 m, em um ambiente absolutamente “morto”, um bom omni e um bom cardioide podem soar de maneira bastante semelhante. Mas, se colocados lado a lado em um ambiente “vivo” (uma igreja grande ou auditório, por exemplo), será possível notar uma diferença imediata. O omni captará todas as reverberações e ecos – o som parecerá muito “vivo”. O cardioide também captará alguma reverberação, mas muito menos, e seu som não se alterará tanto quando comparado ao som do ambiente “morto” (é o “Fator de distância” em ação). Se você estiver em um ambiente muito ruidoso e puder apontar o microfone para longe do ruído, uma comparação mostrará que o cardioide apresentará melhor relação entre som desejado ou indesejável do que o omni”.

Por outro lado, repetindo “a comparação acima, só que desta vez com os microfones muito próximos à fonte (talvez um cantor). A uma distância de aproximadamente cinco centímetros, pode-se notar uma resposta crescente às frequências baixas na maioria dos microfones cardioides. Isso é conhecido como efeito de proximidade, uma característica não compartilhada pelo microfone omnidirecional utilizado para comparação”.

Fonte: http://www.audio-technica.com/cms/site/193088c106b67d27/





Algo mais - Outro assunto que me interessa bastante é a utilização dos microfones durante as entrevistas. Especialmente dicas para quem vai ser entrevistado, um bom exemplo seria ao final da conversa, aguardar o “ok” da produção, para aí sim retirar o aparelho do corpo no caso do microfone de lapela. E de tomar cuidado para não se mexer muito durante a entrevista e esbarrar nele. Vejamos alguns usos dos microfones.

Para cada situação, um tipo de aparelho. Nas entrevistas de estúdio, mais longas ou grandes reportagens, o mais recomendado é o microfone de lapela. Nas externas, microfone de mão com fio; ou sem fio quando for para apresentações ao público.

Vale lembrar que lapela ou Lavalier não é um tipo específico de microfone, apenas é pequeno o bastante para ficar preso na roupa, de forma discreta. O padrão de diretividade mais utilizado é o omnidirecional, porém também é encontrado com modelo cardioides.

Antes de encerrar, fica o alerta para o posicionamento do microfone durante a entrevista: não deve ficar muito próximo à boca do entrevistado. Pois fica ruim esteticamente, o que prejudica a imagem captada, além de provocar ruídos estranhos aos sons captados. A distância aconselhada do microfone ao entrevistado é um palmo.

Mais alguma informação que eu deveria saber sobre microfones? Utilize o espaço abaixo e compartilhe conhecimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário