sábado, 7 de maio de 2011

70 anos de “Cidadão Kane”

Com um blog destinado a compartilhar estudos em jornalismo, não poderia deixar de escrever sobre os 70 anos do filme Cidadão Kane. Ainda mais se tratando de uma obra de Orson Welles, que no rádio causou pânico ao simular em um programa radiofônico a invasão de extraterrestres. A produção norte-americana é de 1941e foi lançada no dia 1º de maio.

Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst, a história trata da ascensão de um mito da imprensa americana. O garoto pobre do interior transforma-se em magnata de um império dos meios de comunicação.

Orson Wells mostrou a manipulação da massa, uma vez o protagonista era dono de jornal, com esse poder na mão ele “plantava notícias, pagava para uma pessoa simular um desmaio em via pública, só para testar o serviço de atendimento de saúde em sua cidade, constatado a demora na prestação do atendimento, noticiava a precariedade do serviço criticando o governo local”, explica a resenha do jornalista Rafael Stefano.

Apesar de ter se comprometido com o seu público a dizer somente a verdade, Kane “só noticiava aquilo de interesse, pois queria ser presidente dos Estados Unidos e isso só seria possível se adquirisse a confiança do povo através de suas ‘noticias verdadeiras’, claro que, manipuladas a seu favor”, conforme completa Stefano.

No filme a narrativa é toda em flashback, técnica considerada inovadora na época. Atuando simultaneamente nos papéis de diretor, produtor, coescritor e protagonista, Welles havia, anos antes, tornado-se conhecido pela transmissão radiofônica em que dizia que a terra estava sendo invadida por extraterrestres. O fato, que anos depois foi adaptado para as telas por meio do filme “Guerra dos Mundos” (2005), causou tanto debate que levou o jovem radialista ao estrelato.




Título original: (Citizen Kane)

Lançamento: 1941 (EUA)

Direção: Orson Welles

Atores: Orson Welles, Joseph Cotten, Dorothy Comingore, Agnes Moorehead.

Duração: 119 min

Gênero: Drama

Distribuidora: RKO Radio Pictures Inc.

Roteiro: Herman J. Mankiewicz e Orson Welles

Rádio – Outra mídia que George Orson Welles (06/05/1915 a 10/10/1985) marcou história foi no rádio. De acordo com a Wikipédia, no ano de 1938, ele “produziu uma transmissão radiofônica intitulada A Guerra dos Mundos, adaptação da obra homônima de Herbert George Wells e que ficou famosa mundialmente por provocar pânico nos ouvintes, que imaginavam estar enfrentando uma invasão de extraterrestres. Um Exército que ninguém via, mas que, de acordo com a dramatização radiofônica, em tom jornalístico, acabara de desembarcar no nosso planeta. O sucesso da transmissão foi tão grande que no dia seguinte todos queriam saber quem era o responsável pela tal ‘pegadinha’. A fama do jovem Welles começava”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário