sexta-feira, 8 de abril de 2011

Entendendo e-mail marketing

Trabalhar em Assessoria de Comunicação faz a gente ver de tudo um pouco. Especialmente quando precisamos divulgar ações desenvolvidas por nossas empresas.

Aproveitando que recebi uma mensagem sobre o e-mail marketing, buscarei mais informações sobre essa ferramenta de trabalho, afinal, é ação que vem crescendo cerca de 150% ao ano, sendo muito utilizada para chegar aos consumidores (ou público alvo?). E pode ser usada para envio de boletins informativos, as newsletters...

Enquanto no envio da mala direta existe o custo de criação, impressão e distribuição, remeter via internet representa uma economia por pular várias dessas etapas. O e-mail marketing é conhecido por ser uma boa estratégia de relacionamento e promoção, ainda mais em tempos que o uso das tecnologias se populariza cada vez mais (barateamento da banda larga, políticas públicas de acesso e desenvolvimento de novos equipamentos). Hoje mesmo encontrei o “Concursopedia”, o que para mim mostra o quanto estamos cada vez mais conectados.

Dessa forma, Google, e-mail marketing, chat corporativo tendem a crescer, conforme explica um texto que está em vários sites da internet e que tem como fonte a CDL Porto Alegre: “Afinal, o e-mail marketing vai acabar?”. A matéria traz um dado de que “uma empresa brasileira de médio porte que atua neste mercado envia cerca de 200 milhões de e-mails por mês”, se comparado aos EUA, estamos bem aquém, pois lá esses números chegam a oito bilhões. Outra “característica marcante do e-mail Marketing é o fato de ser uma forma de comunicação barata. O custo para enviar um milhão de e-mails é baixo e a eficiência grande”.

Na Wikipédia encontraremos a diferença entre os spams, ou aquelas mensagens indesejadas recebidas no e-mail, e o marketing feito sob consentimento do cliente, “também chamado opt-in”. Neste pode-se “descadastrar a qualquer momento da lista de envio pela qual recebeu o e-mail”.

Com e-mail marketing pode-se fazer “oferta de produtos e serviços, na promoção de itens adicionais e de interesse específico, bem como em campanhas de fidelização, pesquisas de satisfação, cartões comemorativos e de aniversário. Também é utilizado para envio de informativos periódicos, notícias, artigos, comunicados internos, distribuição de convites, confirmação de presença e agradecimento de participação”.

Resumindo, veremos que essa é uma forma pró-ativa de atingir o público, garante interatividade, pois a mensagem fica no e-mail até ser lida/apagada; pode ser enviada de forma segmentada (sexo, idade, escolaridade, entre outros), e ser personalizada de acordo com a organização que a envia.

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