domingo, 20 de março de 2011

Comunicação, motivação, liderança e relações interpessoais

Vou aproveitar esse espaço para ampliar minhas reflexões também sobre os conteúdos que estou vendo no Curso Técnico em Rádio e TV, da Fundação Rede Amazônica. Para começar, lembrarei da Pirâmide de Maslow, em que o indivíduo precisa satisfazer alguns níveis de necessidades, começando pela base:

Necessidades Fisiológicas: saúde, alimentação...
Segurança: casa própria, segurança material...
Contato Social: amor, relacionamento...
Autoestima: conquista, respeito aos outros...
Auto-realização: moralidade, criatividade...

Iniciei com essa reflexão, porque acredito que nosso convívio social e contato com o outro realmente está ligado ao nível de abastecimento dessas necessidades. Quanto mais nos aproximamos do topo da pirâmide, mais poderemos também compreender o outro, ter empatia. O que na maioria das vezes não ocorre, pelo contrário, temos tendência a nos fecharmos em nós mesmos. Ao ter como meta a auto-realização, muitas vezes, ainda, colocamos o outro como obstáculo.

É certo que temos percepções e vivências diferentes, a cada momento estamos nos transformando. Afinal, nada será do jeito que já foi um dia. Cada pessoa é, antes de tudo, produto do que, onde e quando viveu.

No curso aprendemos que possuímos uma área conhecida por nós mesmos, pelos outros e outra: desconhecida. Por isso, é importante a autodescoberta, o investigar a nós mesmos.

Vamos pensar juntos, existe coerência entre o que digo, penso e falo?

Aprendemos ainda sobre a Janela de Johari, que de acordo com a Wikipédia, é uma ferramenta conceitual criada por Joseph Luft e Harrington Ingham em 1955. Auxilia na comunicação interpessoal e nos relacionamentos em grupo.

O retorno ou feedback tem que se dar de maneira que gostaríamos que acontecesse, para atingir uma comunicação eficaz.

Já para tratar do tema liderança e motivação, assistimos a cenas do filme Fomos Heróis (2002), em que tiramos os seguintes ensinamentos: saber utilizar motivações, liderar através de exemplos, reconhecer e treinar novos líderes, enfim, uma lição de liderança e trabalho em equipe.

Tudo isso é essencial para quem trabalha com comunicação, porque em qualquer meio para ser um bom líder ou um formador de opinião é preciso ser um bom ser humano. E uma comunicação eficaz sempre será símbolo de poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário