segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Gotas para cima

Estudar para concurso é para pessoas fortes. Falo isso porque vejo que é preciso dedicação. E não é necessária uma dedicação exclusiva não. Gosto de dizer que se o concursando estudar 15 minutos ao dia (antes de sair o edital, é claro), ele estará na frente de muitos candidatos.

Concurso é uma mistura de fatores, mas ao mesmo tempo a sorte de cair aquilo que você também estudou!!! E pegar para fazer uma leitura, anotar o que de mais interessante encontrou, é algo que você próprio está se propondo a fazer. Ponto a mais na hora da prova.

Aquilo que fazemos por obrigação, para somente agradar aos outros – ir a um cursinho só porque tem alguém pagando, por exemplo – não agrega muito ao seu conhecimento. Diferente de quando a gente se interessa, aponta o caminho como meta.



Hoje, indo de Porto Velho a Ariquemes, estava caindo uma chuva fina, quase uma garoa. O engraçado é que as gotas caiam: ou para cima, ou, no máximo, para os lados.

O vento que batia no vidro e empurrava a água para um lugar diferente. Isso é o que precisamos na vida e nos nossos estudos.

Fiz esse texto, saindo do padrão dos últimos (mais focados apenas no jornalismo) para enfatizar o papel da motivação que precisamos ter. Só assim, não ficaremos na bacia comum, faremos outro percurso, não a trajetória que nos parece “natural”.

Gosto de Bertold Brecht, para quem sempre devemos desconfiar do que parece natural, assim, não nos acomodemos:

Desconfia do mais trivial, na aparência singela. E examina, sobretudo, o que parece habitual. Suplicamos expressamente: não aceite o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário