terça-feira, 9 de novembro de 2010

Questão que a gente erra...

Em concurso público o candidato deve estar sempre atento. Mesmo com atenção redobrada, muitas vezes os deslizes acontecem. E o ponto perdido no gabarito fica marcado para sempre na memória. Mas considero positivo manter essa recordação, até porque da próxima vez o dever será o de acertar.

No concurso público de 2009 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), prova para preenchimento de vaga para jornalista, caiu a seguinte questão:

“As fontes jornalísticas são fundamentais no processo de apuração da informação. A fonte que é consultada para a preparação de uma pauta ou construção de premissas genéricas ou, ainda, para construção de contextos ambientais é a fonte”

Marquei outra coisa, nada a ver, sendo a resposta correta: FONTE SECUNDÁRIA. Agora me parece óbvio, só não foi naquele momento!

Alguns exemplos que poderíamos emendar no texto de finalização da pergunta: livros, documentos, almanaques, relatórios, recenseamentos e outros.

Em outra prova de concurso, que não saberei precisar de onde, mostra que “fontes primárias são as testemunhas de algum acidente, documento original. Já o livro que cita outro livro, o político que revela o que outro político disse são fontes secundárias. O jornalista deve procurar, sempre que possível, privilegiar as fontes fidedignas. Assim, pode-se afirmar que as qualidades de uma boa fonte são a representatividade, a credibilidade e a autoridade”.

De outra prova tenho registrado em minha agenda que “na classificação das fontes, diz-se que a escrita com exatidão ou gravada sem deixar margem à dúvida é uma fonte tipo zero”.

Completando as anotações sobre o estudo das fontes, Jésus mostra a necessidade que temos delas na apuração das notícias. O autor as classifica em diretas, indiretas ou complementares.

“Fontes diretas são aquelas que se ligam justamente aos autores do acontecimento, às suas vítimas, aos que testemunharam. Pessoas envolvidas circunstancialmente em um fato, relatos parciais e elementos consultados constituem fontes indiretas. Complementares são as fontes que adicionam, referem, servem ao pormenor. Desempenham, portanto, papel fundamental.”

Foi um bom estudo o de hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário