domingo, 31 de outubro de 2010

O que é mesmo um jornal?


“Jornal é um meio de comunicação impresso, geralmente um produto derivado do conjunto de atividades denominado jornalismo. As características principais de um jornal são: o uso de ‘papel de imprensa’ mais barato e de menor qualidade que os utilizados por outros materiais impressos”. Essa era a definição que constava na prova do Concurso Público realizado no mês de maio/2010 pelo IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), para o cargo de jornalista.

Ao final do texto, estava a pergunta: “Como se denomina o formato de jornal que apresenta medidas entre 60cm x 38cm e 75cm x 60cm?” A resposta “tamanho standard”. Como exemplo podem ser citados “Folha de São Paulo”, Correio Braziliense, e, em Rondônia, o Diário da Amazônia.

Nem vou entrar no mérito de que entre as respostas constava “tamanho padrão”, que às vezes pode ser usado como um sinônimo de standard. Verifiquemos apenas as diferenças entre as demais alternativas.

O “tamanho Tabloide” mede cerca de 38 cm x 30 cm, ou seja, metade de um standard. E de acordo com a Wikipédia, esses “costumam ser jornais populares que utilizam profusão de recursos gráficos, pouco texto e muitas fotos”.

No “tamanho Tabloide Berlinense (ou Europeu)” tem-se cerca de 47 cm x 31,5 cm. Por fim, a última das opções era o “tamanho Microjornal”, aquele que possui metade do tamanho de um tabloide.

Só a título de comparação, o padrão de revistas é de 26,5 x 20 cm.

Para fechar, fui à página do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa pegar a definição do vocábulo jornal, confira:

jornal
(francês journal, do latim diurnalis, -e, diário)
s. m.
1. Publicação periódica diária. = diário, gazeta
2. Publicação periódica (ex.: jornal semanal). = periódico
3. Noticiário televisivo ou radiofónico transmitido geralmente a uma hora fixa.
4. Salário de um dia de trabalho. = diária, jorna

Nenhum comentário:

Postar um comentário