sábado, 21 de novembro de 2009

Agora sim, analisando os buscadores...

Caso alguém tenha lido a notícia anterior e não tenha entendido nada, eu explico: aqui a tarefa é realizar buscas na Web.

Não era qualquer busca, era o tema “crise na imprensa” (entre aspas para "tornar a busca específica"). Isso foi realizado dia 21/11/2009, após às 14 horas (horário do Estado de Mato Grosso do Sul) nos sites:

* Google: http://www.google.com.br

* Yahoo!: http://www.yahoo.com.br

* DeepDyve : http://www.deepdyve.com/

* Radar Uol: http://radaruol.uol.com.br

* Clusty: http://clusty.com/

* Bing : http://www.bing.com/

* Ask.com: http://search.ask.com/

* DogPile : http://www.dogpile.com/

Sem fazer nenhum tipo de propaganda, mas até agora só fazia buscas pelo Google (já está gravado na memória e há muitos anos não utilizava outros). Mas foi bom "descobrir" os outros.

Os usuários esperam a cada dia informações mais precisas, e são os buscadores que fazem o serviço mais pesado: "vasculhar" bilhões de páginas, como explica o tutoria da Puc-Rio, disponível em .

É algo até simples o que esses sites de busca fazem, uma vez que de tempos em tempos eles "preenchem" um banco de dados com as várias páginas existentes e com os critérios de busca, guarda e disponibilização de resultados.

Provavelmente por isso, em nenhum dos casos da busca feita a mesma sequência de páginas foi a mesma. Os filtros selecionam e nos mostram conforme foi definido aos seus "farejadores"!

Antes de concluir, um parêntesis: somente no Bing o texto do professor Carlos Castilho apareceu em primeiro lugar. (Carlos Castilho é o mestre que nos acompanha no curso Jornalismo 2.0 da Knight Center for Journalism). Além deste, apenas o Yahoo! o trouxe - em quinto lugar. No restante dos sites, o texto publicado no Observatório da Imprensa não aparecia entre os cinco primeiros (universo da pesquisa), mostrando que cada um dos buscadores utiliza indexadores diferentes.


Um comentário:

  1. Rosalia,
    O objetivo dos exercícios é valorizar a experiência dos alunos no uso das ferramentas. As dificuldades vencidas e as não superadas, observações e sugestões. Tudo isto é a matéria prima da atividade pratica no curso. Ai vale o que cada fez, e principalmente a possibilidade de vocês compartilharem entre si as experiências. Definições teóricas podem ser copiadas e coladas. A experiência pessoal é única e so pode ser trocada, pois não dá para copiar.
    Valorizar o depoimento dos alunos ao experimentar as ferramentas permite diminuir muito a diferença entre o iniciante e o mais experiente no uso da Web.
    Espero que você aproveite o curso e qualquer duvida ou dificuldade, por favor, consulte a gente.
    Um abraço
    Castilho

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